Desde 2015, atuamos em diversos programas e projetos previstos no Projeto Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI) da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no estado do Pará – Brasil.
Desenvolvemos iniciativas transformadoras que promovem impacto positivo e sustentável em diversas comunidades. Nossos projetos são estruturados para atender às necessidades específicas de cada região, respeitando suas particularidades culturais e socioeconômicas.
Projetos voltados ao desenvolvimento de atividades produtivas e de subsistência indígena.
Projetos que visam fortalecer a governança e a estrutura institucional das comunidades.
Projetos para planejamento, monitoramento e conservação territorial indígena.
Projetos focados no fortalecimento da educação escolar indígena e capacitação de professores.
Projetos voltados à saúde indígena, com fortalecimento de práticas tradicionais e educação em saúde.
Projetos voltados à preservação e valorização do patrimônio cultural indígena.
Projetos de supervisão ambiental para conservação dos ecossistemas e gestão de recursos hídricos.
Atuou na execução dos Programas de Fortalecimento Institucional – PFI, Gestão Territorial Indígena – PGTI, Educação Escolar Indígena – PEEI, Patrimônio Cultural Material e Imaterial – PPCMI, Supervisão Ambiental – PSA e do Programa Integrado de Saúde Indígena – PISI do PBA-CI da UHE Belo Monte nas Terras Indígenas Trincheira Bacajá, Kuruaya e Xipaya, Cachoeira Seca, Arara e Kararaô.
Executou programas como PFI, PGTI, PEEI, PPCMI, PSA e Programa de Atividades Produtivas – PAP nas Terras Indígenas Xipaya e Kuruaya (rota Curuá) e Trincheira Bacajá (rota Bacajá).
Executa os programas de Fortalecimento Institucional – PFI, PGTI, PEEI, PPCMI e PAP nas Terras Indígenas Cachoeira Seca, Arara e Kararaô.
A Unyleya Socioambiental atua junto ao Instituto Kabu no monitoramento dos peixes do rio Pixaxá pelo Projeto 'Defesa do Território Mekrãgnotí no Corredor do Desmatamento no Sudoeste do Pará'. O projeto tem como objetivo a execução das ações de forma efetiva, estabelecendo interface com as cinco linhas de ação estabelecidas no Projeto 001/2020 do FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, no âmbito do Fundo Kayapó.